quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Desafio Literário: Ano de 2015

     Olá pessoal! O NMW está voltando à ativa, repleto de novidades, e hoje apresento a vocês um desafio literário para este ano de 2015. O desafio foi criado pelo site Tag Cultural e é realmente um grande desafio!
     O legal sobre qualquer espécie de desafios é que eles motivam as pessoas a melhorarem e, principalmente, a se superarem. E desafios literários possuem uma série de benefícios. Não se trata apenas de quantia de livros lidos, mas da qualidade de livros lidos. Acredito que um leitor que se mantém sempre em seu campo de leitura, por assim dizer, não é um leitor que cresce. O crescimento através da leitura ocorre quando o leitor se aventura por novos campos literários, buscando novos tipos e gêneros de leitura, diferente daquilo a que está acostumado. Dessa forma, é visto que irá crescer mais um leitor que se aventura na leitura dos mais variados tipos de livros e literatura, do que aquele que permanece apenas na leitura de romances de ficção, ou de apenas livros policiais, por exemplo.
     É por isso que achei tão interessante esse desafio literário, pois ele faz com que o leitor leia de tudo um pouco durante o seu ano, desde clássicos, até não ficção, livros antigos, atuais... enfim, é uma boa oportunidade para quem quiser aproveitar suas leituras de 2015 para crescer intelectualmente. E além disso, é você mesmo quem escolhe suas leituras, seguindo as regras. Vamos conferir?



     O NMW foi indicado a participar desse Desafio Literário pelo blog Flores entre Livros! Obrigada pela indicação, Juliana!! :)
     O melhor sobre o desafio é que cada leitor pode escolher livremente os livros que irá ler, desde que siga as regras, como estabelecido na imagem acima. Como vocês podem ver, é um desafio bem diversificado, o que com certeza faz com que as leituras se tornem melhores e mais desenvolvidas, pois obrigam o leitor a sair de sua zona de conforto. Porém, embora possa haver um único livro que se encaixe em mais categorias, isso não é válido, pois cada tópico requer um livro diferente.
     Eu gosto bastante de variar minhas leituras durante o ano, então esse desafio caiu como uma luva para mim. O NMW irá postando o resultado conforme o desafio for sendo desenvolvido. Este post será editado frequentemente, para que abaixo vocês possam conferir as leituras que já foram feitas para o desafio.


1. Com mais de 500 páginas: (em andamento).
2. Um clássico: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (RESENHA AQUI);
3. Que virou filme.
4. Publicado nesse ano.
5. Com um número no título.
6. Escrito por alguém com menos de 30 anos: Coração Artificial, de Viviane L. Ribeiro (RESENHA AQUI);
7. Com personagens que não são humanos.
8. Escrito por uma mulher. (em andamento).
9. De mistério ou suspense.
10. Cujo título só tenha uma palavra.
11. De contos.
12. De não ficção: O Penúltimo Capítulo, de Clarice Pessato (autobiografia, RESENHA AQUI);
13. O primeiro de um autor popular.
14. Que um amigo recomendou.
15. Publicado há mais de 100 anos. O Uraguai - Basílio da Gama (RESENHA AQUI)
16. Escolhido pela capa.
17. Que relate memórias.
18. Escrito por um autor com as mesmas iniciais que seu nome.
19. Cuja história acontece na sua cidade: (pelo fato de minha cidade ser do interior e pequena, não há nenhum livro que se encaixe neste tópico, deste modo, escolhi um cuja história também se passa em uma cidade pequena, onde todos os habitantes se conhecem, o que se torna semelhante). A Pousada Rose Harbor, de Debbie Macomber (RESENHA AQUI).
20. Uma trilogia.
21. Que foi lançado no ano de seu aniversário.
22. Cujo autor está na ABL.
23. Da lista de mais vendidos no mês de seu aniversário.
24. Que você pode ler todo em um dia. As Cores da Escravidão, de Ieda de Oliveira (RESENHA AQUI).

___________________________

E aí, o que acharam do desafio? Tem mais alguém participando, ou mais alguém que irá se aventurar? hahaha Tenham a certeza de que vale muito a pena e pensem a respeito de suas leituras e sobre o quanto vale a pena diversificá-las. Este desafio é, com certeza, uma ótima oportunidade para isso.
Por Lerissa Kunzler

8 comentários:

  1. Puxa, achei esse desafio bem interessante. Eu tenho criado alguns desafios para mim também, principalmente porque acho que um escritor deve se superar, expandir seus horizontes, conhecer os trabalhos de outros autores, enriquecer sua base de conhecimentos. É isso que pretendo fazer neste ano. E vou acompanhar seu post ao longo do ano, pois acho que será muito interessante ver cada desafio sendo alcançado!

    Abraço,
    Nerito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, e é justamente por isso que os desafios são tão importantes!
      Acompanhe sim! Vai ser ótimo cumprir esse desafio!! xD
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  2. Hey!
    Ai que legal esse desafio!
    Eu já vi muitos desse tipo bem criativos e esse é um deles!
    Se eu tivesse tempo eu já estaria participando hahah!
    Boas leituras amore :D

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal mesmo, né?! xD
      O problema é justamente o tempo mesmo, nem eu sei como vou fazer para arranjar tempo para cumprir o desafio, mas vou tentar! hahaha
      Obrigada, boas leituras para você também e valeu pela visita!! :D

      Excluir
  3. Adoro ver as pessoas fazendo desafios literários, mas comigo nunca funciona. Sou mais uma leitora "de momentos", escolho o que der na telha, sem lista. haha
    Mas gostei bastante das categorias desse desafio, bem diversificado mesmo.
    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, é ótimo também terminar uma leitura e aí poder escolher o livro que quiser, o que der vontade!! hahaha Mas eu já prefiro fazer desafios porque se não não saio do chão!! xD
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  4. Olá!! Nossa adorei o desafio! Entrei em 2015 com várias metas e uma delas era ler mais e atualizar meu blog semanalmente! Mas esse desafio que vc está participando é bem legal! Vou me basear nele e criar algumas regrinhas para a minha meta de 2015...Adorei :)

    Ahh caso queira visitar meu blog, ficarei feliz ;)

    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    Bjão e boa sorte!
    Com td ctza eu volto..gostei mto do seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem legal, né?! Crie sim, o importante é ter boas leituras!! xD
      Também vou me desafiar a manter o blog atualizado, o que, em certas fases do ano, não é tão fácil né. Mas vale a pena! xD
      Claro, obrigada, e que ótimo saber que gostou do blog!!
      Valeu pela visita!! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...