sábado, 27 de janeiro de 2018

Sobre o livro: O Caminho Jedi, de Daniel Wallace

Título: O caminho Jedi
Um manual para os estudantes da força
Título original: The Jedi Path: a manual for students of the Force
Autor: Daniel Wallace
Editora: Bertrand Brasil
Edição: 3ª ed.
Ano: 2016
Número de páginas: 160
Sinopse: Que a saga Star Wars é um dos maiores fenômenos de todos os tempos não é novidade. Que os personagens são mania mundial, também não. Para apimentar mais essa febre e satisfazer um desejo antigo dos fãs, chega às livrarias O Caminho Jedi, manual de treinamento da Ordem. O livro funciona como um almanaque dos guardiões da paz nas galáxias. Nele são apresentados os maiores mestres, a história dos clãs, os armamentos, o vestuário, os golpes de lutas, entre outros. Em O Caminho Jedi, o leitor vai desvendar os segredos e partilhar do conhecimento passado de geração para geração – aprendendo, inclusive, as nuances do combate de sabre de luz e a hierarquia Jedi. Além disso, conhecerá novos personagens, novas criaturas e novas naves. Passado de mão em mão de Mestre para Padawan, de Yoda e Obi-Wan Kenobi para Anakin e Luke Skywalker, este exemplar recebeu as anotações de cada Jedi que tocou e estudou suas páginas — adicionando suas experiências pessoais e as lições aprendidas.
Avaliação do NMW:   
     Que a força esteja com vocês! Hoje a postagem é especial para os fãs de Star Wars e, mais especial ainda, para aqueles que admiram ou já desejaram ser um Jedi. Sim, agora você pode ter em mãos o próprio manual que os Jedi que conhecemos - Yoda, Luke, Kenobi... - utilizaram para aprender as noções principais no treinamento da Ordem Jedi. É fascinante porque, ao trazer para o leitor o manual que os Jedi utilizam para evoluir e se tornar um Cavaleiro e Mestre Jedi, a obra aproxima o leitor desse universo de uma forma única.
"Não há emoção, há paz. Não há ignorância, há conhecimento. Não há paixão, há serenidade. Não há caos, há harmonia. Não há a morte, há a Força." (p.7)
     Como todo bom fã de Star Wars sabe, um Jedi geralmente começa como youngling, um jovem aprendiz, e depois se torna Padawan, ou seja, um aprendiz de um outro Jedi. Quando está pronto para os testes, o Padawan pode, se passar por eles, se tornar um Cavaleiro Jedi e, mais adiante, um Mestre Jedi. O título maior que um Jedi pode receber e que é concedido apenas para poucos é o título de Grande Mestre Jedi.
     O manual em si está dividido em quatro partes: I - introdução à Ordem Jedi, que traz os cinco preceitos fundamentais do Código Jedi, conta um pouco da história dos Jedis e também explica como funciona a estrutura da Ordem Jedi; II - Jedi iniciado, parte que fala sobre os clãs, trajes e comportamentos, o lado negro, os três pilares dos Jedi (força, conhecimento e autodisciplina) e noções de combate com o sabre de luz; III - Padawan, que traz explicações sobre a fase de aprendiz de um Mestre Jedi, além de explanar as diferenças espécies e culturas existentes na República; IV - Cavaleiro Jedi, que explica sobre a vida de um Jedi depois que ele passa pelos testes e as diferentes funções que pode exercer, além de técnicas e habilidades avançadas e uma explicação sobre os Sith.
"As melhores lâminas são aquelas mantidas na bainha." (p.43)
     São muitos os pontos que tornam essa obra única e fascinante para os fãs do universo Star Wars, a começar pelo fato de que antes do leitor poder conferir o manual propriamente dito, encontra-se um prefácio feito por ninguém menos que Luke Skywalker, contando como o manual chegou até ele. 
     Um dos pontos mais interessantes da obra são os comentários dos Jedi, porque o manual passou por muitos dos grandes Jedi que conhecemos - e isso inclui Yoda, Dookan, Kenobi, Anakin Skywalker, Luke Skywalker, Darth Sidious (sim, ele também) e outros nomes. O que é interessante, no entanto, é que os comentários estão por todo lado e são bem característicos de cada personagem, além de serem feitos de forma a dar a impressão de terem sido feitos à mão pelos estudantes da força - aquela típica anotação que você faz na borda do livro para escrever algo que lhe veio à cabeça enquanto lia. Além disso, cada personagem tem a sua forma de se expressar, além de, algumas vezes, os comentários replicarem comentários anteriores, não apenas as informações do manual (e, cá entre nós, os melhores comentários são os do Yoda e do Darth Sidious - não tem como não se divertir com uma leitura como essa).
"Sem crescimento, há morte." (p.44)
     Ao longo do livro, também, se encontram diversas ilustrações muito bacanas. Em suma, o livro é cheio de efeitos que o tornam semelhante a um manual comum que já tenha passado por muitas mãos, desde anotações e rasuras, até o próprio efeitos das folhas - que não são alinhadas na lateral.  É justamente esse fato de o livro ser todo caracterizado que o torna único - um livro que qualquer fã de Star Wars adoraria ter em sua estante.


     E que a força esteja com vocês!
Por Lerissa Kunzler

2 comentários:

  1. Será muito ruim dizer eu dizer que nunca assisti e nem li nada relacionado a Star Wars? Provavelmente sim, mas preciso confessar que nunca me interessei por essa franquia.
    Realmente li seu post e achei interessante o manual e as fotos das páginas do livro são fascinantes, mas, não sei, algo não me interessa nesta franquia. Vou enviar o link do seu post para um amigo que adora e provavelmente vai querer esse livro.

    Beijos,
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Star Wars é assim mesmo: ou gosta ou não, não existe um meio-termo. Mas pra quem se interessa por esse universo o livro certamente é uma boa pedida, ainda mais considerando que ele é todo personalizado.
      Obrigada pela sua visita! :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...