sábado, 17 de outubro de 2015

Pegue Suas Pipocas: Como Treinar o seu Dragão (How to train your dragon)


Título: Como Treinar o seu Dragão
Título Original: How to train your dragon
Duração: 98 minutos
Dirigido por: Chris Sanders, Dean DeBlois
Atores Principais: Jay Baruchel, Gerard Butler, America Ferrera
Gênero: Animação
Ano de lançamento: 2010

Sinopse (no filmow): Soluço é um viking adolescente que não combina muito bem com a longa tradição de sua tribo de heróicos matadores de dragões. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando ele encontra um dragão que desafia tanto ele quanto seus amigos a encararem o mundo a partir de outro ponto de vista.

     Estava mesmo na hora de uma boa dica de filme! O filme de hoje é uma animação, mas é simplesmente fantástico, pois é um filme rico em detalhes a serem analisados e de pontos que geram reflexões.
     O filme logo de cara já nos apresenta Hiccup (ou Soluço, em português), o filho do chefe da tribo dos Vikings. A tribo mora em um local perigoso, repleto de dragões da maior periculosidade e vivem com eles na maior guerra. A missão de todos naquele vilarejo é matar dragões, já que todos eles são perigosos, malvados e não pensariam duas vezes sobre matar você.
     Mas Hiccup não se enquadra nesse estilo de vida. Ele é justamente o oposto de tudo aquilo que se esperava dele. Em vez de ser forte e guerreiro como seu pai o queria, ele é fraco e não quer de jeito nenhum matar dragões, além de ser extremamente desajeitado.
"Come on. Let me out, please. I need to make my mark.Oh, you've made plenty of marks, all in the wrong places."("Vamos, me deixe sair, por favor. Eu preciso deixar minha marca.Oh, você já deixou muitas marcas e todas nos lugares errados.")
    O filme é cheio de ótimos comentários, já desde os seus primeiros minutos, e a narrativa é envolvente, sem deixar de lado o humor.
     No início do filme já nos deparamos com uma batalha terrível entre os Vikings e os dragões que atacavam o vilarejo. O sonho de Hiccup sempre havia sido matar um dragão, mas ninguém lhe dava o menor crédito. Hiccup, metido no meio de toda aquela batalha sangrenta, dá um tiro para o ar e acaba acertando o dragão mais temido de todos, aquele sobre o qual não existe nenhum registro, pois ninguém esteve com ele e ficou vivo para contar a história: o Night Fury (algo como Fúria da Noite).
"Stop trying so hard to be something you're not."("Pare de tentar tão arduamente ser algo que você não é.")
     Hiccup tem certeza que acertou-o, mas ninguém lhe dá a mínima, pois ele não possui crédito algum. Mas, dias depois, ele sai à procura do dragão e acaba encontrando-o. Hiccup pretendia matá-lo e levar a cabeça a seu pai como troféu, mas ao ver o dragão ele acaba não conseguindo fazer isso e liberta o dragão. Este, por sua vez, algo inédito, não o mata. Dias depois Hiccup volta a procurá-lo e então começa uma das partes mais lindas do filme: a amizade entre um viking e um dragão.
"I wouldn't kill him because he looked as frightened as I was. I looked at him and I saw myself."("Eu não o mataria porque ele parecia tão assustado quanto eu. Eu olhei para ele e vi eu mesmo.")
     Por outro lado, na história, o pai de Hiccup o obriga a começar os treinamentos, junto com outros jovens, para ser um viking matador de dragão. Hiccup começa e, aos poucos, vai demonstrando que o seu método com os dragões não é o da luta, mas o de um entendimento que é único e inigualável. Ele acaba se tornando até famoso entre os vikings por seus métodos surpreendentes com os dragões. Imagine matar um dragão de cócegas quando o que na verdade se espera é que se decepe sua cabeça?
     A amizade entre Hiccup e o Night Fury é belíssima. Ambos possuíam algo muito em comum: a diferença perante os outros de sua espécie. Os dois, ao se tornarem amigos, acabam ajudando um ao outro e enfrentando juntos seus medos e limitações.
     É um filme belíssimo, a trilha sonora é linda, o cenário bem-feito, os personagens são ótimos, os diálogos melhores ainda e o enredo em geral é perfeito. Não há como não se apaixonar por esse filme, que dá para ser visto dezenas de vezes sem cansar.
    O filme também traz alguns pontos especiais. É uma história maravilhosa que trata sobre conflitos familiares, conflito de identidade pessoal, medos e limitações e, sobretudo, sobre a amizade. Gera reflexões maravilhosas e nos transmite lições belíssimas.
    O desfecho da história não poderia ter sido a melhor e a música final... aaaah... eu amo esse filme.

Alguém já conhece esse filme? O que acharam da resenha?
Vale muito a pena conhecer, caso você ainda não conheça o filme.
Por Lerissa Kunzler

Um comentário:

  1. Ás vezes, o caminho para o amor é feito de buracos e lombas. E talvez as coisas não corram exatamente como planeámos. Mas ás vezes encontramos amor nos sítios onde menos esperávamos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...