quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Resenha do livro: O Melhor de Mim, de Nicholas Sparks.

O Melhor de Mim     Uau. Ouvi falar tão bem desse livro e confesso que não foi à toa. É verdade que até certo ponto, a história não havia me chamado muito a atenção, mas o desfecho encerrou o livro de forma inusitada e impressionante. À medida que a história vai se encaminhando para o final, ela adquire um ritmo eletrizante e dos romances de Sparks que li, este é com certeza o mais imprevisível e surpreendente.

Título: O Melhor de Mim
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Edição: 1
Nº de Páginas: 272
SinopseNa primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam.
Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.
     A sinopse do livro - bem longa e detalhada, por sinal - já conta quase tudo que pode ser revelado sobre a história para quem ainda não leu o livro. Em geral, é a história de Amanda e Dawson que viveram um amor que o tempo não pôde apagar e então, depois de incontáveis anos, os dois acabam se reencontrando. Porém, nada é tão simples assim, pois mesmo que Dawson nunca tenha conseguido seguir em frente depois de ter se despedido de Amanda quando ainda eram jovens, agora Amanda tem sua própria vida e sua própria família e as escolhas não são mais tão simples.
     Amanda acaba se dando por conta de que seus sentimentos por Dawson não esvaeceram e é então que ela se depara com a escolha mais difícil de sua vida. De uma forma ou outra, as coisas serão difíceis. Ela tem responsabilidades e deveres agora que é adulta e não pode deixar tudo isso para trás, mas será ela capaz de dizer adeus ao seu verdadeiro amor mais uma vez?
"Eu lhe dei o melhor de mim..."
     Este - da mesma forma como foi com Uma Curva na Estrada - é diferente de todos os outros romances de Nicholas Sparks, fugindo completamente daqueles clichês previsíveis e surpreendendo a qualquer leitor. Achei incrível a forma como o autor conduziu toda a história, mesclando vidas e pontos de vistas diferentes de diversos personagens.
     Confesso que no meio da leitura até comecei a achar a história um tanto maçante e, apesar de desconfiar que algo importante estava por vir, eu não fazia ideia de como o desfecho iria me surpreender. Nicholas Sparks foi sem dúvida completamente brilhante ao elaborar esse livro. No decorrer da história, achei inusitada a maneira como o autor se focava em tantos personagens em um mesmo capítulo, sendo que, no final, tudo teve sua explicação.
     É um livro com uma história turbulenta e alguns pontos dela não me agradaram muito, mas vale a pena ler o livro pelas reflexões que ele nos traz. O Melhor de Mim nos faz refletir sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas e sobre as consequências que, inevitavelmente, vêm em decorrências delas - sejam elas boas ou ruins. Nos mostra também que nossas escolhas não afetam apenas nossa vida, mas também a de todos aqueles que estão próximos a nós. É interessante pensar um pouco sobre isso.
Por Lerissa Kunzler

9 comentários:

  1. Oi Lerissa, tudo bem?
    Eu adoro os livros de Sparks, mas esse ainda não li. Gosto da forma como ele cria romances de um forma leve e como nos prende a leitura até o final. Confesso que ultimamente tenho ficado um pouco cansada, pois espero que o autor continue com seus lindos romances mas criando cenários diferentes dos demais livros...
    Ótima resenha!!
    Beijos

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo e vc?
      Eu também adoro os romances de Sparks, mas estou justamente em uma fase em que estou meio saturada deles! hahaha Não que todos eles sejam clichês, muitos são bem surpreendentes, mas as vezes fica meio cansativo mesmo.
      Obrigada, e valeu pela visita! :D

      Excluir
  2. Será que só eu temo o Nicholas Sparks??? Li apenas um livro dele até hoje e assisti a dois filmes inspirados em suas obras. Achei triste demais para mim! hahaa
    Você disse que esse livro é diferente dos outros livros dele e que há vários personagens envolvidos na trama, meu medo é, quantos deles morrem no final (ou no meio) do livro? kkk
    Como eu disse, sou traumatizada! ;)

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Entendo seu trauma, mas não acontece em todos os livros.
      Alguns são mesmo bem tristes, mas a maioria é só mais a emoção mesmo. Procure ler então Diário de uma Paixão, O Milagre e, talvez, Um Porto Seguro.
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  3. Muito boa sua resenha! Não costumo ler muito livros do Nicholas Sparks, porque acho meloso e previsível demais, mas a história parece ser interessante mesmo. Adoro livros que nos fazem refletir, e até mesmo ver a vida com uma outra perspectiva

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos eles são previsíveis. Esse, por exemplo, foi um dos que mais me surpreendeu.
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  4. Olá Lerissa, tudo bem?
    Gosto bastante dos livros do Nicholas Sparks, só dou bastante tempo de um dele para outro por conta do emocional mesmo, que fica abalado hahaha
    Adorei O Melhor de Mim <3

    Beijo,

    Carol Nascimento,
    Books & Tea- http://bookandteas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo e vc??
      Hahaha Sei bem como é isso, também gosto de ler um e depois ler outros gêneros!
      É muito bom mesmo!
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...