domingo, 27 de abril de 2014

Resenha do livro: O Morro dos Ventos Uivantes,
de Emily Brontë.

     Tanto li e ouvi a respeito desse livro, que não estava certa se iria ou não gostar da leitura do mesmo. Até mesmo agora, concluída a leitura, não sei dizer exatamente se gostei do livro ou não. O que me levou a lê-lo foi o fato de ser um importante clássico, não só da literatura inglesa, mas também mundial.
     É um pouco diferente do que eu estava habituada a ler, o romance trata de uma trama repleta de reviravoltas e acontecimentos - muitos deles, terríveis. De forma geral, como diz a sinopse, a obra narra a história das famílias Earnshaw e Linton e tudo o que lhes acontece durante um certo período.
     Não li o livro pelo motivo de ser citado nas obras de Stephenie Meyer, inclusive esse fato está contido na sinopse da edição mais recente. O livro que eu li é uma das edições mais antigas e a sinopse está um pouco diferente - e eu prefiro essa. Vamos conferir?


Sinopse: Emily Brontë enriqueceu a literatura inglesa com apenas um único romance que se distinguiu do gênero pela narrativa poética, estrutura incomum e ausência de digressões. O Morro dos Ventos Uivantes (1847) ambienta-se em Yorshire do século XVIII e narra a história de duas famílias - Linton e Earnshaw - unidas pela paixão e pelo ódio. A intensidade dos sentimentos dos personagens ultrapassa até mesmo os cânones românticos. O Morro dos Ventos Uivantes é um dos mais importantes clássicos da literatura inglesa e mundial. Uma autêntica obra-prima.
     A história começa quando o Sr. Earnshaw regressa de uma viagem a Liverpool. Seu dois filhos - Hindley e Catarina - o recebem ansiosos pelos presentes que pediram, mas em vez destes, o Sr. Earnshaw traz consigo um menino maltrapilho, que mesmo contrariando a família, é acolhido por ela e recebe o nome de Heathcliff. Mas aquela família, mesmo com uma boa atitude, não podia prever naquele tempo as consequências que aquele gesto traria para o futuro deles.
     Hindley passa a detestar Heathcliff logo de cara - principalmente por este ter tomado seu lugar, inclusive nas preferências de seu pai - mas entre Heathcliff e Catarina surge uma amizade crescente, que mais tarde transforma-se num amor doentio (se é que dá para ser chamado de amor). Porém, o futuro os separa - pelo menos de certa forma. Catarina acaba se casando com Edgar Linton e passa a fazer parte daquela família, mesmo amando Heathcliff.
"É ele a minha grande razão de viver. Se tudo perecesse, mas ele ficasse, eu continuaria a existir. E, se tudo permanecesse e ele fosse aniquilado, o mundo inteiro se tornaria para mim uma coisa totalmente estranha. Eu não seria mais parte desse mundo."
     Os personagens do romance são bem construídos e suas características extremamente bem definidas. Heathcliff, por exemplo, revela um caráter perturbado, egoísta e extremamente ruim e vingativo. Certamente, se Heathcliff não tivesse sido acolhido pela família Earnshaw, a história desta e da outra teriam sido completamente diferentes. Podemos perceber, através da história, como uma pessoa com tal caráter e suas atitudes são capazes de alterar tudo à sua volta, prejudicando a felicidade até mesmo dos mais inocentes.
"Mas de onde viera aquela criaturinha morena, recolhida por um homem de bem para ruína sua?"
     Brontë construiu seus personagens de uma forma tal, que torna uma tarefa difícil para o leitor julgar com exatidão as atitudes e o caráter dos mesmos. Não podemos nem sequer julgar a forma de ser do próprio Heathcliff, por pior que ele pareça ser. Se voltarmos para o início, perceberemos em sua maneira de ser e de agir ao chegar naquele novo meio, que ele certamente havia passado por inúmeros maus-tratos anteriormente e que esse fato tornara seu coração duro e deformara sua personalidade. Seu único ponto fraco estava naquilo que sentia por Catarina Linton.
     Mas Heathcliff, com seu caráter vingativo, acabou por derrubar um por um todos aqueles que ele considerava como seus inimigos. Desde Hindley até Edgar, muito ele fez a ponto de causar a ruína e a infelicidade de muitos.
     Para conter os spoilers, tenho que parar por aqui, embora a história já tenha sido retratada por mim em suas linhas e aspectos gerais. É difícil resumir o livro, pois a história é complexa e conturbada de tal forma, que isso se torna impossível. O livro é realmente diferente de qualquer outro que já li, pois a narrativa não retrata apenas um romance entre dois jovens, mas a ruína, a desgraça, a tragédia e tudo o que vêm em consequência disso.
     Não sei dizer exatamente se gostei ou não do livro, mas sem dúvida alguma está longe de ser um livro que eu consideraria como favorito, embora isso não signifique que eu tenha detestado a obra.
É um livro que divide opiniões, enquanto alguns gostam muito, outros detestam e o acham terrivelmente chato. Alguém já leu? O que acharam do livro?
Por Lerissa Kunzler.

13 comentários:

  1. Tanta gente ama esse livro, e por algum motivo eu não gostei. Talvez por eu ter lido a muito tempo, mas eu o achei cansativo e monótono, não consegui me prender a história. Se eu lesse hoje, com uma mentalidade um pouco diferente, talvez eu tivesse outra opinião, estou esperando o momento certo para rele-lo. Beijos!

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, esse é um daqueles livros que para você gostar ou não, depende muito do momento em que você está e tudo o mais! Quando você relê-lo, talvez venha a ter outra impressão.
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  2. Oi Lerissa!

    De todas as pessoas que conheço que gostam de ler, que não são muitas, acho que uma ou duas gostaram desse livro, mas me disseram que é mesmo uma leitura difícil.

    Acho que é questão de momento... há fases em que estamos carentes de histórias leves, em outras precisamos de algo mais sólido... sei lá.

    Não sei se eu conseguiria ler e gostar de 'O morro dos ventos uivantes' agora, mas pretendo comprar para uma leitura futura, quando estiver menos tensa com o meu trabalho (INSS) e mais estabilizada, depois que conseguir minha remoção e mudar para uma cidade em que eu queira ficar, quando puder descansar e pensar 'pronto, agora posso sossegar'. ^^

    Ele parece com 'Orgulho e preconceito'? Falo na dificuldade de leitura...

    Abraços e boa leitura!!!

    Cássia Lima
    Vivendo um sonho por dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, é realmente uma questão de momento. É realmente uma leitura bem complexa, mas não acho parecida com O&P, pois são dificuldades diferentes. Assim, O&P é um pouco difícil pelo vocabulário para quem não está acostumado, já OMdVU é mais complexo pela história em si, já que é uma história mais densa.
      Obrigada pela visita e boas leituras! :D

      Excluir
  3. Comprei esse livro num sebo por 12 reais, mas estou com medinho de le-lo, me disseram que ele é muito trágico e que me deixaria triste, vc me recomenda que eu leia agora ou espere mais um pouco?

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também demorei um bocado de tempo até me dispor a lê-lo, porque é uma história bem densa e complicada. Mas depende do que você esteja disposta a ler, é bom começá-lo estando preparada para uma história complexa. hehehe
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  4. Oii Lerissa, tudo bem? Vi seu recadinho lá no skoob ( super atrasada, hehehe) e vim conhecer seu cantinho!!
    Poxa, logo na minha primeira visita entro no post de um dos meus livros prediletos!!
    Como você mesma disse, divide muitas opiniões, muitas amam, outros odeiam.
    Eu simplesmente amo d+!!
    Acho que o maior ensinamento do livro é que o amor, nos torna o melhor que podemos ser, e o que gosto principalmente é que todos os personagem tem defeitos, não são perfeitos e irreais como a maioria dos livros tem descrito hoje!
    é sim uma leitura difícil e acredito muito que o resultado de nossas leituras tem a ver com o momento que vivemos hoje, na época em que li o livro, ele foi muito marcante para mim, quem sabe, se lesse hoje, eu não o achesse tão bom!

    Beijoos!!

    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo e você? Baah, que bom ter você por aqui, espero que goste do meu cantinho então! hehehe É bem verdade, esse é um livro que divide muitas opiniões e gostei bastante da mensagem que você tirou do livro! E concordo com você, isso sobre os defeitos é a melhor coisa sobre esses personagens, porque afinal, os seres humanos também não são perfeitos.
      Obrigada pela sua visita! :D

      Excluir
  5. Quero ler esse livro, assim como você, pela sua importância na literatura. Gostei da resenha!
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom conhecer um pouco mais sobre os clássicos, não me arrependo de ter lido! hehehe Obrigada e valeu por sua visita. :D

      Excluir
  6. Enfim você acabou lendo em Lery. É um livro muito singular né, tipo eu também não sei dizer se gostei ou não do livro. Ele acaba sendo tão complexo e completo que é difícil decidir.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! hehehe Sim, eu realmente não consegui me decidir sobre isso e a história é realmente de uma complexidade que torna tudo ainda mais complicado. Mas valeu a pena a leitura!
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  7. Olá :)
    Ótima resenha! Quero muito ler esse livro, pois gosto muito de livros se época.. rs
    Já vi algumas pessoas dizendo que o livro é chato e outras dizendo que é ótimo. :D rs
    Espero que eu goste! :)
    bjus... *-*

    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...