segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Resenha do clássico: Orgulho e Preconceito,
de Jane Austen.


     A resenha que trago hoje é a de um grande clássico da literatura inglesa! Foi uma resenha bem difícil de escrever e justamente pela obra ser tão fantástica, acabei demorando um pouco a encontrar as palavras certas para descrevê-la como merece. Mas por fim, acabei tendo que resumi-la para não ficar extensa demais. hehehe
     Foi o primeiro livro de Jane Austen que eu li e o que me levou a ele foi a ótima e fiel adaptação cinematográfica do livro - que eu assisti antes, porque não me decidia se devia ou não ler o livro, que agora se tornou um de meus favoritos. Austen retrata de uma forma única a época e a forma como se vivia, há mais de dois séculos atrás. Convenhamos, um obra escrita há tanto tempo e que vêm encantando leitores até os dias de hoje, só pode ser sensacional! E realmente é.
     Austen é um perfeito modelo e exemplo de inspiração, ainda mais considerando o estilo de vida que ela levava naquela época. Com certeza, lerei todas as obras dela. Vamos conhecer mais a respeito dessa obra única?
Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
     Elizabeth Bennet, carinhosamente chamada de Lizzy é a personagem principal dessa obra. A família Bennet, que reside em Longbourn, é composta - além do Sr. e da Sra. Bennet - por cinco moças, sendo elas Jane, Lizzy, Mary, Kitty e Lídia. O romance se passa em uma época em que o nome da família tinha grande relevância a nível social e onde a única maneira para uma moça ter um bom futuro era tendo um bom casamento. Desse modo, quando o jovem Mr. Bingley chega a Netherfield, a Sra. Bennet - que é uma espécie de mãe que não deseja outra coisa além de ver as filhas bem casadas - fica eufórica para apresentá-las a ele. A oportunidade acaba chegando em um baile próximo. Mr. Bingley logo se encanta por Jane e Lizzy acaba por conhecer o exótico Mr. Darcy - amigo de Mr. Bingley - que fora uma das pessoas que acompanharam o mesmo em sua viagem. A princípio, devido às maneiras um tanto excêntricas de Mr. Darcy e de ser rejeitada por ele, Lizzy o julga um orgulhoso sem limites.
     Porém, há muitos argumentos contra o romance de Bingley e Jane. Além da oposição de Caroline - irmã de Bingley, devido a posição inferior de Jane, também há as maneiras um tanto histéricas e embaraçosas da família, especialmente da Sra. Bennet e das irmãs mais novas. Mas a história não se resume a esse romance e muita coisa acontece além disso. Logo, as coisas mudam um pouco com a chegada de Mr. Collins, um parente dos Bennet, que possivelmente herdaria tudo em Longbourn se, eventualmente, Sr. Bennet falecesse. Além de Mr. Collins, também conhecemos com a chegada dos oficiais, Mr. Wickham, que logo conquista a amizade dos Bennet, que, no entanto, não imaginam o que ainda está para acontecer.
     Por mais improvável que fosse, Mr. Darcy acaba se apaixonando aos poucos por Elizabeth, sua vivacidade e sua maneira determinada de defender àqueles a quem ama. Eles são o exemplo mais vivo de par perfeito e de que os opostos se atraem. No decorrer da história, Lizzy vai descobrindo que Mr. Darcy era bem diferente daquele que ela imaginava que fosse e descobre muito a respeito dele, passando a admirá-lo.
     O roteiro da história foi muito escrito e sempre há algo novo acontecendo, de modo que a história não se torna repetitiva em momento algum. Os personagens são tão bem-feitos que parecem ser reais e são encantadores - não há como admirar Lizzy e não se encantar por Mr. Darcy. Por fim, só tenho a dizer que Austen é mesmo um gênio e serve como um ótimo exemplo para nós hoje em dia. Esse livro me surpreendeu e me cativou de uma maneira única, e sem dúvida alguma se tornou um dos meus favoritos.
"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente."
Por Lerissa Kunzler. 

23 comentários:

  1. A história desse livro sempre me chamou a atenção. Em todo o lugar as pessoas falam que é ótimo, porém nunca parei pra ler, e a cada resenha ou video que eu leio/vejo, a curiosidade dentro de mim aumenta. E to começando a me sentir incomodado por não ter lido ainda, parece que eu sou a única pessoa que ainda não leu esse livro épico!

    Peace Out!
    www.espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Sei como você se sente! Mas se você tiver a oportunidade dê uma chance para o livro, vai que você gosta? Para mim, se tornou o melhor clássico que já li, Austen é brilhante.
      Valeu pela visita!! :D

      Excluir
    2. O meu problema com O&P (ou Pride and Prejudice, que deixa tudo ainda mais fascinantemente britânico) é que eu simplesmente não consigo ler outros livros. Para mim, todas os romances e todas as heroínas são fúteis e alienáveis. Lizzie Bennet se tornou uma inspiração.
      Eu já li de tudo, de Harry Potter a Guerra dos Tronos, de Ken Follet à Bernard Cornwell e eu juro que, em termos de histórias de amor, Orgulho e Preconceito é simplesmente fantástico.
      A todos que eu posso, eu digo, leia. Veja o filme, pelo menos.

      Excluir
  2. Esse é um dos clássicos que pretendo ler num futuro bem próximo, ainda não comprei minha cópia, porque estou esperando encontrar uma edição de capa (por sinal, vc já viu alguma por ai?), enfim, adorei a resenha e agora estou ainda mais curiosa com essa história.

    whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom saber que gostou da resenha! A história é ótima mesmo, vale a pena conferir. Pena que não posso lhe ajudar, não vi nenhuma dessas edições... :/ Mas espero que você encontre! hehehe
      Valeu pela visita! :D

      Excluir
  3. Eu simplesmente adoro a forma com que Jane Austen desenvolve suas histórias. Orgulho e Preconceito é muito bom e você conseguiu passar a essência dele. Lizzy e Mr. Darcy são seres com características bem reais, mostram que possuem orgulho e preconceito, mas que isso pode ser mudado. Mesmo a intervenção das famílias e dos amigos não foi capaz de mudar o rumo dos acontecimentos. Apesar de amar esse livro, ele não é meu favorito da Jane Austen... Emma ocupa esse posto =)
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou! Para mim, esse é meu livro favorito de Austen, apesar de que foi o único que li da autora. Espero em breve ler outras de suas obras. Realmente, os personagens do livro foram muito bem estruturados e também achei as características deles bem reais.
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  4. Quero muito ler, mas ainda não tenho paciência haha, adorei a resenha viu?
    Muito bem explicada.
    Seguindo o blog ;)

    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigada! Que bom que gostou. É, o livro é bastante extenso e detalhado, mas eu gostei tanto da maneira como Austen escreve e guia a história, que quando vi já tinha terminado a leitura. Mas dê uma chance sim! hehehe
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  5. Ótima resenha Lery. Tem um tempo que estou querendo me aventurar a ler Jane Austen mas fico meio receoso quanto se vou gostar ou não. Um dia ainda leio.
    Beijos

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! A única maneira de você descobrir se irá gostar dos livros de Austen ou não, é se aventurando a lê-los. hehehe Vale a pena dar uma chance, vai que você gosta? Ainda mais, trata-se um clássico.
      Valeu pela visita! :D

      Excluir
  6. Ahhh Lerissa, estou maga curiosa para ler esse livro, não quis nem ver o filme!

    Beijos, adorei.

    Dani Cruz

    •http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha prometido à mim mesma que esse ano ia ler alguns clássicos, tanto da literatura inglesa quanto brasileira, e acho que vou adicionar esse à minha lista, parece ser uma história linda, nada daqueles romances melequentos de hje em dia né kkkkk (nada contra quem gosta). Tbm amo histórias longas! Parabéns pela resenha está ótima e só me deu mais vontade ainda de ler o livro!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá... :)
    Sua resenha ficou ótima! *-*
    Eu já fiz a leitura do livro Orgulho e Preconceito e amo muito <3
    Também amo o filme. <3
    É um dos meus livros favoritos *--*
    Bjus...

    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Desculpe, pois nem li a resenha. Eu sempre prometo de ler as obras da Jane. Prometo que lerei e depois deixo aqui minhas considerações.

    ResponderExcluir
  10. Orgulho e Preconceito é incrível, né?? Já estou na terceira leitura dele,rsrs
    amooooooooooooooooo!
    Eu tenho o exemplar de luxo bilíngue, mas não gostei da parte em português, tá supermal traduzido =/
    Só leio em inglês mesmo. Mas de vez em quando dá uma vontade de ler na minha língua, senti-lo mais perto, rsrs
    Tão lindo, foooofo, genuíno, é uma graça de livro, quero sempre perto de mim *-*
    E a Lizzy é maravilhoso e o sr. Darcy então, meu Deus, nem se fala! rsrrs
    Vc já assistiu o filme?? Eu achei ele muitíssimo bem feito, deu pra sentir como o livro é especial <3

    bjãoo
    Ana
    anairados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu amo o livro, amo o filme, já li o livro 11 vezes e o filme, já perdi a conta.
    Estou até precisando de outro livro, pois não consigo mais me encantar com nada.
    Li Razão e Persuasão e gostei, mas não senti a mesma fascinação do que com Orgulho e Preconceito.
    Fiquei um pouco decepcionada com Mansfield Park, pois acho Fanny Price muito passiva e ela é a segunda opção de Edmund, depois que A srta. Crawford o rejeita.
    Emma me deixou cansada, e não o conclui.
    Peço uma opinião, alguém que como eu não suporte Nicholas Spark ou Crepúsculo.
    Preciso de outro romance, tão incrível quanto Orgulho e Preconceito. Temo que seja refém da obra para sempre.

    ResponderExcluir
  12. Orgulho e Preconceito é tão lindo, tão complexo, tão cheio de detalhes! Dá muito o comentar! Hahaha Amo demais.

    http://canetaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Excelente resenha!!!
    Estou relendo a obra, é fantástica!
    Abraços literários 😉

    ResponderExcluir
  14. É inexplicável com a escritora JANE pode mostrar sua inexperiência em romance, mas conseguir passar tudo isso para um livro marcante, quem o ler pensará logo NOSSA ESSA ESCRITORA MANJA, mas não é bem assim, e é por causa disso que essa é a IS THE BEST HISTORY porque é uma estória.. e história se cria da imaginação e isso me fascina,.

    ResponderExcluir
  15. amo ler, mais ate entao nao tinha lido este livro por pensamento de que nao iria ser o esperado, primeiramente assistir o filme, logo depois conseguir o livro que por milagre apareceu na biblioteca, graças a Deus, o filme achei um pouco vago mais o livro, amei, linda estoria, te leva a nao querer parar de ler, amei.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...