segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Resenha do primeiro livro da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins.

     De tirar o fôlego. É basicamente essa a definição para esse primeiro livro da trilogia de Jogos Vorazes. Suzanne Collins escreve tão bem que é como se você sentisse na pele todos os dramas e situações difíceis vividos pelos personagens, sem falar que no decorrer da trama há diversas surpresas para o leitor. Juro que quando comecei a ler, literalmente não consegui mais tirar os olhos das páginas. Você termina um capítulo e já quer ler o próximo e assim vai se sucedendo, até que você se dá conta de que o livro já acabou. Então você termina um livro e já quer ler o próximo. Exatamente assim. Eu particularmente adoro aventura e romance e nesse livro, há uma mistura dos dois que é irresistível.
     Então vamos falar da história em si, vejamos a sinopse do livro e depois, vários comentários (sem spoilers, claro, para não estragar o gostinho de quem ainda não desfrutou desse livro) sobre o livro e a história:

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
      A sinopse por si já promete uma história fascinante - o que, é claro, foi muito bem cumprido. Katniss é o tipo de garota corajosa e batalhadora, que após a morte de seu pai teve que dar duro para se virar e garantir a sobrevivência da irmã e da própria mãe, que de certa forma as abandonou nos momentos difíceis. Prim, a irmã de Katniss, é quem ela mais ama na vida e quando viu chocada, o nome dela ser anunciada como a tributo feminina do Distrito 12, não vacilou em voluntariar-se no lugar da irmã mais nova. Como uma promessa a ela, jurou que voltaria viva e vitoriosa para ela.
     Mas as coisas tendiam a piorar cada vez mais desde que partiu a caminho dos jogos, e não somente na arena. Katniss acaba se vendo diante de diversas situações conflitantes. Peeta - ou o popular Lover Boy hahaha -, seu companheiro do Distrito 12, fingia desde o início estar perdidamente apaixonado por ela. Ou será que não estaria fingindo?
     Na arena, a história se passa de uma maneira alucinante, do tipo "ou você mata, ou você morre." Ou então faz amizades e depois assiste a seus aliados morrendo diante de seus próprios olhos. A crueldade da Capital é revoltante! Não há como não admirar a garra e a força de Katniss que procurava não demonstrar fraqueza nenhuma perante as câmeras. Na verdade, os Jogos Vorazes são mais ou menos como um Big Brother, só que o que está em jogo não é 1 milhão de reais e sim a própria vida.
     Na arena, cada um joga com o que tem de melhor e os tributos são constantemente manipulados pelos gamemakers, servindo como entretenimento para a audiência, que obviamente quer ver conflitos, lutas, sangues e principalmente, mortes. 24 tributos presos dentro de uma arena cheia de armadilhas e coisas terríveis e a única saída para sair vivo é matando. Mas não é só isso. Também é preciso procurar comida, água, abrigo do frio, da chuva... enfim.
     A história pode até parecer horrível, mas tenha a certeza de que não é. Katniss é o tipo de garota que não aguenta mais essa realidade, mas se sente impossibilitada de desafiá-los, pois quem sofrerá as consequências será sua própria família. Sua única saída é tentar vencer, para tirar sua família da situação ruim de miséria em que se encontram.
     Este é certamente um dos meus livros favoritos - desde que comecei a ler - e o mais em breve que eu puder, lerei o próximo livro. Assim que eu fechar esse post, vou rever o primeiro filme que eu já tinha visto na época de seu lançamento - até o segundo já foi lançado recentemente, apenas para relembrar. Jogos Vorazes é certamente uma aventura alucinante, que vai fazer você vibrar também. Tipicamente, é aquela história em que quando finalmente o protagonista sai de uma enrascada, já está com o pé metido em outra, fazendo com que você não consiga parar de ler antes de descobrir o que aconteceu. hahaha Recomendo, certamente!
    Mas... falando sobre descobrir o que aconteceu, preciso ler urgentemente o segundo livro, para saber o que acontece depois da chegada no Distrito 12. Fiquei com muita curiosidade. Ah, e outra coisa... Sei que muitos adoram Jogos Vorazes (eu mesma já consigo compreender as razões) e ficarei contente em ouvir suas opiniões, mas sem spoilers nos comentários, please. hehehe :D
Por Lerissa Kunzler.

11 comentários:

  1. Eu amooooooooo essa história!
    s2
    Amei sua Resenha!! s2
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/resenha-escolhida-ao-anoitecer-saga.html?showComment=1386112610034#c576644083928500636

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom saber disso! Obrigada!!
      Obrigada por sua visita ao blog, beijos! :D

      Excluir
  2. Adorei sua resenha, Lery!
    Super completa e se eu não tivesse lido o livro, esse é o tipo de resenha que me faria ler. :)
    Como não amar Jogos Vorazes, né? Essa distopia é maravilhosa!
    Beijoo
    http://sem-spoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito contente com isso!!
      Verdade, é sensacional e o livro te prende totalmente. hehehe
      Obrigada pela visita, beijos! :D

      Excluir
  3. Olá Lery!
    Ótima resenha, concordo com a Luciana: super completa. Você caracterizou muito bem a Katniss e explicou toda a trama sem dar pistas e nem spoilers. Também sou fã da trilogia e tenho certeza que vai gostar muito de Em Chamas quando o ler.
    Abraços!

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Fico feliz em saber disso! Estou bem ansiosa para ler e todos me dizem que o segundo livro é ainda melhor que o primeiro, aposto mesmo que vou gostar. hehehe
      Obrigada pela visita, beijos! :D

      Excluir
  4. Amooo Jogos Vorazes! Já li a trilogia toda, e a história é mto bem estruturada e tbm diferente de todos os livros que já li! Não é uma leitura cansativa, muito pelo contrário, os livros são meio grandinhos, mas quando terminamos de ler fica um sentimento de quero mais hahaha
    Adorei a resenha e o blog, já estou seguindo!
    Beeijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sempre tem aquele gostinho de quero mais e não só ao final do livro, mas também no final de cada capítulo! hehehe Fiquei louca para ler Em Chamas.
      Obrigada!! Valeu pela visita. Beijos. :D

      Excluir
  5. Amei a resenha. Comprei um pouco por impulso e ainda está embalado (muitos livros chegando, sabe... ^^'). Mas será uma das primeiras leituras de 2014. Quase compro o Em Chamas hoje à noite, mas me controlei. Essa resenha me deixou ainda mais curioso para ler. Tenho certeza que será um dos meus livros favoritos!

    casarvore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigada! Será sim, você vai gostar, pode ter essa certeza mesmo! hehehe A história prende você, é uma ótima maneira de começar 2014.
      Obrigada pela sua visita, volte sempre, beijos. :D

      Excluir
  6. Oi, Lerissa!
    Esse foi outro livro que li e gostei. Porém, não teria lido se eu levasse em consideração o filme, que não me cativou nem um pouco (e olha que eu acho a Jenifer Lawrence simplesmente linda). Só que como a biblioteca onde trabalho adquiriu a trilogia, resolvi dar uma olhada. Fui capturado pelo ritmo do texto.

    Abraço,

    Nerito
    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...