terça-feira, 19 de novembro de 2013

Resenha do livro: Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo.

     Dr. Eugênio Fontes. Um sujeito triste e infeliz, que fez tudo errado na sua vida. Erro após erro, perseguindo apenas suas ambições. Um homem perdido. Ou talvez não.
     Terminei de ler esse livro em poucos dias e apesar de o achar pouco cativante à princípio, a parte II me prendeu totalmente. Olhai os Lírios do Campo é um livro marcante, que sem dúvida nos deixa a refletir acerca de muito do que ele expressa e talvez seja por isso que ele se tornou um dos meus favoritos. Nos faz pensar muito na vida e naquilo que realmente vale a pena para cada um de nós. Será que vale a pena perseguir apenas suas ambições, sua sede pelo sucesso? E deixar de lado aquilo que realmente vale a pena? Será o dinheiro tudo na vida de uma pessoa?
     Essa cativante obra de Érico Veríssimo conta a história de Eugênio, ou Genoca, se preferirem. Um indivíduo que desde a sua pobre infância, sonhava em ser melhor do que aqueles que ele conhecia, em subir na vida e viver em uma realidade melhor do que aquela em que ele vivia. Cresceu, seguiu o ramo da medicina, conheceu Olívia, sua colega. Formaram-se, tornaram-se amigos, ou na verdade, bem mais do que isso.
     Mas Eugênio conheceu Eunice, filha do Cintra, de família rica, abastada. Os dois tinham gênios muito diferentes, e Eugênio se vê diante de uma encruzilhada que mudará sua vida. Hesita um instante, mas segue em frente, movido por seu desejo egoísta de alcançar o sucesso e ganhar dinheiro. Mas com o tempo, vendo Olívia à beira da morte, percebe qual foi o maior erro da sua vida.
     E então, ele vê diante dele a grande oportunidade de mudar sua vida totalmente, de livrar-se da cegueira que o dominava e de buscar tudo aquilo que realmente lhe fará feliz.
     Esses são basicamente os principais traços da história. A forma em que o enredo é escrito, faz com você sinta na própria pele as angústias e os impasses da vida de Eugênio. O livro contém belíssimas reflexões, nas quais realmente vale a pena mergulhar, pois não será tempo perdido. Quer ter uma noção? Seguem então, alguns belos trechos, ou frases da obra:
"Tu uma vez comparaste a vida a um transatlântico e te perguntaste a ti mesmo: 'Estarei fazendo uma viagem agradável?'. Mas eu te asseguro que o mais decente seria perguntar: 'Estarei sendo um bom companheiro de viagem?'".
~~~*~*~*~~~ 
"Essas são coisas que penso e que nunca quis te dizer, preferindo fazer com que as sentisses por ti mesmo. Porque só valem as experiências que fazemos com a nossa própria carne. Pode ser que tudo isso seja apenas um grande sonho. Mas sonhar também é humano."
~~~*~*~*~~~
"Uma simples frase me deixou pensando: 'Considerai os lírios do campo. Eles não fiam nem tecem e no entanto nem Salomão em toda a sua glória se cobriu como um deles."

3 comentários:

  1. Eu li quando era criança e não gostei. Acho que se lesse agora, ia ver o livro com "outros olhos". Mesmo porque eu não gostava muito de ler naquela época.. Muito legal sua resenha (:
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É verdade, mas acho que toda vez que relemos algum livro depois de um tempo, temos alguma outra impressão ou algo mais nos chama a atenção.
      Obrigada por sua visita ao NMW. *---*
      Beijão. :D

      Excluir
  2. Esse livro eu li quando tava no ensino médio! Eu tinha que fazer um trabalho.
    Só sei que fiz um trabalho e tanto que o meu foi um dos melhores. :)
    umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...